Não é novidade alguma que é necessário treinar e desenvolver os nossos colaboradores, especialmente a equipe comercial.
Uma equipe de vendas bem treinada traz melhores resultados, contribui para diminuir o CAC – Custo de Aquisição de Cliente, e facilita a implementação da estratégia de Customer Success na empresa, haja vista que a experiência do cliente com nossa corporação começa em nosso processo de vendas.
Exitem diversas modalidades de cursos de formação de profissionais, os mais comuns são:
Estas modalidades de treinamento podem trazer algum resultado para o seu negócio, mas geralmente são treinamentos prontos, que não estão alinhados com os objetivos da sua organização e também não costumam considerar a cultura organizacional da sua empresa, e quando muito direcionam para o mercado desejado, mas sem segmentação.
Quantos foram os treinamentos em que seus colaboradores, e você mesmo, saíram dizendo:
Mas esta euforia logo passava, pois o resultado não acontecia como esperado. O sentimento que fica é de que foi mais um treinamento.
Por que será?
Os treinamentos devem atender as necessidades específicas da sua empresa. Sua organização tem uma cultura interna, colaboradores com formações diferentes, suas estratégias e necessidades são suas e, principalmente, o seu público-alvo não pode ter uma abordagem padrão.
Um treinamento para o desenvolvimento de competências e habilidades, que contribuam para que a sua equipe de vendas tenha a atitude de ir para cima e trazer o resultado planejado deve considerar as particularidades do seu negócio, e para onde você deseja levá-lo.
A formatação de um treinamento de sucesso deve conter uma estrutura de aprendizado flexível. As metodologias e técnicas geralmente são conhecidas pelos profissionais de vendas, mas a maneira de aplicá-las de forma objetiva, com foco na geração de valor percebido pelo seu prospect ou pelo seu cliente não pode seguir uma receita de bolo, e sim um modelo de abordagem adequado ao que se deseja alcançar.
Um bom curso de vendas deve conter características únicas, onde o entendimento sobre o perfil do seu negócio seja considerado para desenvolver o conteúdo de treinamento a ser aplicado junto a sua equipe de vendas.
Para uma melhor retenção do aprendizado, após o treinamento é fundamental realizar atividades de Coaching junto a sua equipe comercial, neste modelo quem realiza o curso deve realizar as seguintes atividades junto a sua equipe:
Assim, a sua empresa talvez invista o mesmo valor de um treinamento convencional e obtenha um resultado muito acima da média.
O mercado mudou, não está comprando como antes, o que nos obriga a aprender a vender. Não basta ensinar metodologias e técnicas de venda para o seu time de vendas, é preciso ensiná-lo como ajudar ao seu prospect a comprar da sua empresa.
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