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Concorrência acirrada, esta é uma realidade para a maioria das pequenas empresas no Brasil. Diante deste cenário faz-se necessário criar um ambiente profissional. Produtos de qualidade, processos bem estruturados e pessoas alinhadas com os objetivos empresariais são a base para o sucesso. Muitas organizações querem aumentar suas vendas e sua rentabilidade, mas como fazer? A expansão de mercado pode ser a saída. Pensando nisto a LEAN CONNECT oferece aos seus clientes o serviço de apoio nesta tarefa importante para o crescimento sustentável das organizações, passando pelas seguintes etapas.


Etapa 1 - Declarar ou reforçar os fundamentos organizacionais

Atividades: Serão declarados os fundamentos empresariais (visão, missão e valores), identificados e documentados os objetivos de negócio e determinada a forma de condução do negócio.

Objetivo: Identificar ou declarar onde a empresa deseja estar no futuro. Alinhar a equipe sobre o que a organização faz, para quem faz, por que faz, e quais os seus diferenciais. Ainda nesta etapa é será definido o modelo de conduta esperado dos colaboradores e da empresa em sua relação com o mercado.


Etapa 2 - Mapeamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Atividades: Será aplicada a análise da Matriz SWOT.

Objetivo: Identificar o ambiente interno da organização (forças e fraquezas) e analisar o ambiente externo (oportunidades e ameaças). A análise contribuirá para diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa no processo de expansão.


Etapa 3 - Identificar os fatores críticos de sucesso

Atividades: Serão avaliados os GAPs entre as expectativas da empresa e sua capacidade de realização.

Objetivo: Identificar as áreas cujos resultados satisfatórios assegurarão um desempenho adequado para a empresa, relacionando os fatores críticos de sucesso que podem afetar o crescimento da empresa e diminuir seu potencial de penetração nos mercados-alvo.


Etapa 4 - Definir o modelo de expansão

Atividades: Realizar estudo sobre o modelo de expansão, considerando regiões onde a empresa já está presente e também novas áreas de atuação. Será avaliado também a necessidade de inclusão de novos produtos ao mix existente.

Objetivo: Definir para onde, como e porque levaremos a oferta dos produtos da empresa.


Etapa 5 - Conhecer a concorrência

Atividades: Serão mapeados os concorrentes conforme suas características (preço, valor, marca e aprisionamento).

Objetivo: Identificar o que, e como, os concorrentes vendem.


Etapa 6 - Posicionar e alinhar ofertas

Atividades: Foco na conquista de diferencial competitivo.

Objetivo: Compreender a convergência entre demandas e ofertas da empresa, o impacto do diferencial identificado e construir o plano de expansão.


Etapa 7 - Produzir o mapa estratégico

Atividades: Construir o mapa estratégico para o negócio utilizando as melhores práticas de mercado.

Objetivo: Elaborar o mapa estratégico com seus indicadores de desempenho.


Etapa 8 - Produzir o plano de vendas

Atividades: Elaborar o plano de vendas, modelo de gerenciamento de clientes e plano de marketing e comunicação.

Objetivo: Elaborar o plano de vendas observando as metas por tipo de receita, desenvolver canais de vendas e definir a estratégia de marketing.


Etapa 9 - Construir o planejamento financeiro

Atividades: Elaborar o DRE projetado para a expansão.

Objetivo: Elaborar o orçamento financeiro e definir estratégias de financiamento para o crescimento.


Etapa 10 - Executar o planejamento expansão

Atividades: Iniciar a execução do planejamento de expansão.

Objetivo: Colocar em prática o planejamento conforme objetivos e estratégias definidas.